Inovações tecnológicas

Conheça as 3 principais tendências de machine learning aplicadas em empresas!

/
2 0
tendências de machine learning
Tempo de leitura: 3 min

Já imaginou que algum dia seria possível as máquinas começarem a aprender sozinhas, a partir de uma programação base? Pensava que só acontecia em filmes de ficção científica? Pois saiba que isso virou realidade, e as tendências de machine learning (ML), estão cada vez sendo mais utilizadas.

Originado da Inteligência Artificial (IA) —  que engloba essa ferramenta, pois, além da capacidade de desenvolver raciocínio indutivo, também realiza o dedutivo —  o ML está sendo amplamente usado para aprimorar e transformar produtos e serviços, visto que, com ele, é possível processar informações de forma automatizada, impactando o aumento da produtividade dos processos.

Como é um ramo que tem crescido e se destacado fortemente no mercado tecnológico, tem surgido muitas tendências de ML para empresas de diversos portes e nichos. A seguir, apresentamos algumas delas para você conhecer!

1. Análise de comportamento dos consumidores

Compreender de maneira efetiva o comportamento dos consumidores da organização, permite um avanço e vantagem competitiva enorme, auxiliando e ajustando rapidamente os processos e demandas relacionadas às campanhas promovidas no setor de marketing.

Operadoras telefônicas, por exemplo, precisam responder a perguntas como: quais são os tipos de ligações mais feitas? Elas são locais ou de longa distância? Qual horário ou dia da semana essas ligações são mais frequentes? Quais os serviços mais utilizados? Os usuários usam mais de uma operadora? Quanto tempo dura as chamadas? Entre outros questionamentos.

O ML coleta informações como essas e cruza os dados para saber como se adaptar de forma eficaz ao que o usuário necessita, possibilitando a aplicação das melhores estratégias de marketing para elevação das vendas.

2. Cruzamento de dados para detectar problemas de saúde

Até a área médica já se tornou uma tendência de machine learning, principalmente na identificação de doenças, por meio de análises de padrões clínicos dos pacientes, detectando, inclusive, aquelas que ferramentas atuais não são capazes de fazer.

A septicemia é um bom exemplo da utilização do ML em hospitais, pois é uma doença que tem sintomas quase que imperceptíveis, dificultando o trabalho do médico. Graças ao ML, os sinais são percebidos rapidamente.

3. Redução de custos diversos

A grande pergunta aqui é: onde o ML atuaria em uma gestão de custos empresariais? A resposta é bem simples, pois o machine learning é capaz de prever estratégias e falhas, que podem levar a organização ao fracasso. Desse modo, ele também pode otimizar os processos, de forma sutil e assertiva. Aliás, ele tem sido utilizado muito em nichos laboratoriais, por exemplo, para conter gastos desnecessários.

Como você pôde conferir ao longo do texto, as tendências de machine learning têm tomado proporções universais pelas suas inúmeras possibilidades e vantagens de uso, trazendo um grande avanço para a humanidade e, além de tudo, ajudando a evitar situações errôneas.

O que achou do nosso conteúdo? Gostou de conhecer sobre o Machine Learning e suas múltiplas aplicações no mundo moderno? Então, que tal aprender agora neste post, a como lidar com o grande volume de dados de sua empresa para melhorar o seu desempenho? Até lá!

Posts Relacionados
/

Já imaginou que algum dia seria possível as máquinas começarem a aprender sozinhas, a partir…

0 0
/

Já imaginou que algum dia seria possível as máquinas começarem a aprender sozinhas, a partir…

0 0
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up