Inovações tecnológicas

Software as a service (Saas): tire aqui suas dúvidas!

/
2 0
Tempo de leitura: 3 min

Pode até ser que você não esteja familiarizado com o termo, porém, é certo de que já esteja aproveitando as vantagens do Software as a Service (SaaS) de alguma maneira.

Seja no âmbito pessoal ou profissional, não se discute o fato de que esse modelo tem muito a oferecer para todo e qualquer indivíduo que utiliza a internet para realizar as suas atividades do dia a dia.  

Em amplo crescimento e tido por muitos com uma das principais tendências no que diz respeito ao campo das tecnologias empresarias, a adoção do SaaS como estratégia de negócio tem se mostrado uma excelente escolha para diversos tipos de organizações. 

Neste artigo, abordaremos os principais pontos em relação ao Software as a Service. Você verá quais as dúvidas mais comuns com as suas respectivas elucidações.

Continue a leitura e confira. Não perca! 

O que é Software as a Service?

Software as a Service nada mais é do que a disponibilização de sistemas e soluções tecnológicas por meio da internet (computação em nuvem). Sua tradução literal é “software como um serviço”, o suficiente para conceituar esse modelo de negócio. 

Como funciona? 

Por serem disponibilizados sob a forma de um serviço, os programas SaaS não exigem a necessidade de instalações, atualizações e/ou manutenções. Tudo é realizado pelos próprios desenvolvedores.

O acesso é bem simples, sendo preciso apenas de uma conexão com a internet. Uma vez com conectado à rede, basta digitar no navegador o domínio (site) referente ao sistema em questão.

É dessa maneira que os serviços são oferecidos. Quanto ao modo de rentabilização do modelo Software as a Service, não há nenhum mistério algum: para oferecer as suas soluções, as empresas SaaS cobrarão uma taxa de uso (mensalidade), podendo ser mensal, trimestral, semestral ou anual.  

Quais são os benefícios de um Software as a Service?

  • zero obstáculos de entrada (por ser livre de instalações e configurações);
  • custos reduzidos (determinadas organizações oferecem pacotes básicos gratuitamente);
  • alta acessibilidade (é possível acessá-lo a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel);
  • integração facilitada (os softwares como serviços são capazes de se adaptarem às diferentes demandas de um negócio, possibilitando integrá-los aos outros aplicativos utilizados).​

Como saber se esse modelo é ideal para mim? 

Sob a perspectiva de usuário, podemos afirmar que as soluções SaaS certamente contribuirão para o seu cotidiano. No entanto, observando o lado fornecedor, é importante avaliar as características do seu negócio e mercado como um todo, analisando quais são as preferências e demandas do seu público. 

Por fim, citaremos alguns dos maiores cases de sucesso no que corresponde ao modelo Software as a Service. Os principais são:

  • Netflix (organização que mais deu força ao movimento SaaS);
  • PayPal (plataforma de pagamentos online mais utilizada do mundo);
  • Salesforce (CRM líder de mercado mundial);
  • Evernote (ferramenta referência no campo da organização, pessoal e/ou profissional);
  • Slack (sistema de comunicação corporativa);
  • Mailchimp (software destinado ao envio de e-mail marketing).

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre Software as a Service. Então siga e acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube

 

Posts Relacionados
/

Pode até ser que você não esteja familiarizado com o termo, porém, é certo de…

0 0
/

Pode até ser que você não esteja familiarizado com o termo, porém, é certo de…

0 0
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up