Administração estratégica

Inovação empresarial: saiba o que é e como aplicar?

/
1 0
Tempo de leitura: 3 min

É comum ouvir as pessoas debatendo sobre inovação empresarial e fortalecendo o mito de que essa é a tarefa de um departamento. Outras defendem que apenas grandes organizações conseguem investir em inovação. Também existem as que acreditam apenas nas inovações totalmente disruptivas.

Contudo, qualquer ideia explorada com sucesso e capaz de agregar valor a um processo, produto, serviço ou tecnologia, por menor que seja, pode ser considerada uma inovação empresarial. Isso quer dizer que todas as áreas, colaboradores e clientes da empresa, podem ser os agentes inovadores de seus negócios.

Se você quer descobrir 4 dicas para tornar seu negócio mais inovador e diferenciado, então continue lendo e confira!

1.Mire os problemas

Só é possível criar uma solução inovadora quando se encontra um problema desafiador. Isso não quer dizer que o problema ou a solução serão complexas, mas que a forma de enfrenta-lo agregará valor ao resultado final.

Por exemplo, mais que pensar em criar um aplicativo capaz de gerar lucro para a empresa, o Uber se preocupou em conectar motoristas com tempo e veículo disponíveis às pessoas que precisavam se deslocar. O aplicativo ou a tecnologia são apenas os meios para resolver o problema de mobilidade pública.

2. Incentive o líder de cada área

Sugestões de colaboradores, reclamações de clientes, avaliações de coordenadores e gerentes podem ser boas fontes de inovação empresarial. Afinal, são essas pessoas que possuem mais contato com processos, tecnologias, produtos e serviços usados ou oferecidos pela empresa.

No entanto, poucos são os diretores corporativos que observam e consideram os comentários como oportunidades para agregar diferenciais competitivos ao negócio. Ao mesmo tempo, poucas organizações incentivam a troca de ideias e conhecimentos entre várias áreas e departamentos.

Se isso acontecesse com a 3M, por exemplo, atualmente o Post-It não estaria disponível no mercado e a empresa perderia uma de suas fontes de receita. Isso porque a cola usada no produto foi criada por um colaborador, muito tempo antes de outro passar a usar e um terceiro observar como aquela utilização era inovadora e poderia agregar valor para os clientes.

3.Comece pequeno

Antigamente, inovar significava tirar uma ideia completa do papel, com todos os seus elementos testados, homologados e finalizados. Hoje, o conceito de Produto Mínimo Viável (MVP) alterou essa concepção.

Agora é possível pensar nas funcionalidades e recursos básicos que um produto ou serviço deve ter para resolver um problema e, depois agregar novas funções à ideia inicial. Isso permite que testes de mercado sejam feitos rapidamente e que a empresa não gaste enormes somas em um projeto com potencial de fracasso.

Por isso, eleja problemas simples, com respostas parcialmente satisfatória para serem os principais laboratórios de suas inovações empresariais.

4.Transforme a inovação empresarial numa cultura corporativa

Além do proprietário e dos responsáveis pela área, os colaboradores e clientes precisam se sentir valorizados quando oferecem sugestões ou dão feedbacks sobre algum aspecto da empresa.

Se a estrutura corporativa for centralizadora, verticalizada e coercitiva, certamente as pessoas sentirão receio e não oferecerão opiniões úteis para o desenvolvimento do negócio e a criação de inovação empresarial.

Segundo o Barômetro de Inovações da General Eletric (GE), as empresas mais aptas a adotar essas 4 dicas que citamos são as organizações de pequeno e médio portes, seguidas pelas startups e empreendedores. Isso porque o ambiente de trabalho é mais próximo e todos se sentem importantes no processo de desenvolvimento corporativo.

Quer conhecer formas interessantes de fomentar a inovação empresarial? Então assine nossa newsletter e receba nossas dicas diretamente na sua caixa de e-mail!

Posts Relacionados
/

É comum ouvir as pessoas debatendo sobre inovação empresarial e fortalecendo o mito de que…

0 0
/

É comum ouvir as pessoas debatendo sobre inovação empresarial e fortalecendo o mito de que…

0 0
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up