Administração estratégica

Entenda o impacto da análise de dados para as empresas

/
2 0
Tempo de leitura: 3 min

Transformar números em informação, distinguindo as diferentes partes de determinada atividade com o objetivo de compreendê-la melhor, sob uma visão geral, é disso que trata a análise de dados. 

Também definida como o estudo ou o exame detalhado de certo assunto ou objeto, é com a ajuda das técnicas analíticas que as organizações conseguem identificar os seus problemas e encontrar as possíveis soluções. 

Neste artigo, mostraremos de que formas a análise de dados pode impactar um negócio. A leitura é interessante e, por isso, merece toda a sua atenção. Aproveite! 

Como funciona?

Começaremos pelo funcionamento. Nesse sentido, a principal observação a fazer é que uma análise da dados deve passar por três etapas:

Exploração

Processo de aprendizagem que se resume à investigação das informações.

Geração de hipóteses

Momento de utilizar os conhecimentos obtidos na exploração para identificar as causas e/ou os pontos mais prováveis em relação ao problema em questão, por exemplo.

Experimentações

Fase em que os dados são testados de modo a descobrir quais são as estratégias e/ou ações que melhor contribuem para a resolução dos “dilemas”.

Quais são os benefícios da análise de dados para uma empresa?

As vantagens que podem ser obtidas com a análise de dados são várias. Por serem diferentes em diversos aspectos, a lógica é de que cada empresa perceberá benefícios distintos e em conformidade com as suas próprias características. 

No entanto, todas elas perceberão que, ao analisar as informações de negócio da maneira como realmente se deve, é possível saber quais são as iniciativas que proporcionam melhor retorno sobre os investimentos (ROI).

Estratégias de marketing, vendas e prospecção de novos clientes servem como exemplos de áreas que serão beneficiadas por uma boa análise de dados. Os setores operacionais, administrativos e financeiros também verão proveitos. Mais uma vez, tudo vai depender das particularidades do negócio. 

Como consequência, os “ganhos secundários” podem ser conquistados pela empresa, incluindo:

  • mitigação de riscos e fraudes;
  • proatividade e antecipação de necessidades;
  • entrega de produtos mais relevantes;
  • personalização dos serviços;
  • otimização da experiência do cliente. 

É importante ter em mente que não há mais espaço para definir as “coisas” com base em achismos. O feeling deve ser sempre considerado, porém não é possível mais tomar decisões sem fundamentá-las em informações. 

Nos dias de hoje, é a análise de dados que faz com que muitas organizações tenham uma vantagem competitiva perante os seus concorrentes. Por quê? Pelo fato de que é a partir das conhecimentos gerados que elas conseguem identificar os seus pontos fracos e fortes, quais são os problemas do seu público e o que deve ser feito para solucioná-los. 

Como implementá-la? 

Quanto à implementação da análise de dados, a dica é simples: use a tecnologia! Aqui, estamos nos referindo à utilização de softwares específicos para tal. As opções são diversas.

Faça suas pesquisas procurando encontrar uma solução que melhor se adéque às suas necessidades. Para crescer e ser possível se destacar no mercado, é fundamental conhecê-lo profundamente. Essa é a proposta da análise de dados. 

O que achou deste artigo? Gostou? Então, deixe o seu comentário! 

Posts Relacionados
/

Transformar números em informação, distinguindo as diferentes partes de determinada atividade com o objetivo de…

0 0
/

Transformar números em informação, distinguindo as diferentes partes de determinada atividade com o objetivo de…

0 0
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up