Administração estratégica

Saiba como criar um diferencial competitivo para a sua empresa em 4 dicas!

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diferencial competitivo
Tempo de leitura: 4 min

Diferencial competitivo é aquilo que seus clientes mais valorizam em sua empresa — por resolver um problema deles ou possibilitar que alcancem uma meta ou objetivo. Também é algo difícil de ser copiado pelos concorrentes e que distingue seus produtos e serviços no mercado.

Por tratar de algo único e altamente relacionado ao posicionamento de um negócio em seu segmento de atuação, a criação de um diferencial competitivo gera diversas dúvidas nos proprietários e gestores de empresas.

Para ajudar sua organização a criar um diferencial competitivo poderoso, separamos 4 dicas que precisam ser observadas nesse processo. Confira!

1. Ouça seus clientes

Ninguém conhece melhor sua empresa que seus clientes. Eles sabem exatamente quais são as possíveis melhorias que deveriam ser feitas em seu atual modelo de atendimento e na qualidade dos produtos e serviços. Eles também conhecem seus concorrentes, pois a maioria pesquisou e estabeleceu critérios de diferenciação entre as opções antes de decidir por uma compra.

Logo, se quiser fazer ajustes em seu atual modelo de negócio, entreviste o seu cliente e receba insights de forma bastante espontânea e gratuita.

2. Invista em inovação

A maioria das pessoas pensa que o ato de inovar está relacionado a criar algo inédito e surpreendente. No entanto, essa perspectiva é equivocada. Boa parte das grandes marcas usam a inovação para aprimorar um aspecto do seu negócio e, com isso, criar um diferencial competitivo.

Por exemplo, a Starbucks criou uma cafeteria que se destaca pela qualidade do atendimento e uso da tecnologia. Já o Airbnb, inovou ao alugar imóveis ou quartos para viajantes, usando, para isso, a tecnologia como uma aliada. Por fim, a Apple é famosa por repensar o design dos produtos que comercializa.

Em todos os casos, existem concorrentes com ofertas semelhantes, mas que por não inovarem na utilização da tecnologia ou no aperfeiçoamento de um aspecto de seu negócio, passaram a ser vistos como ultrapassados.

Por isso, pense em uma ou mais características de sua empresa que poderia ser reforçada pelo uso de softwares e aplicativos, pelo redesenho de seus processos ou pelo aumento da qualidade.

3. Melhore a experiência de compra e o relacionamento

Outra maneira de criar um diferencial competitivo é aprimorando a experiência de compra e o relacionamento com os clientes. Invista em canais de atendimento diferenciados; monitore as redes sociais, para interagir com seu público aonde ele estiver; crie aplicativos para facilitar o contato via smartphones; e aja proativamente na resolução de dúvidas e necessidades do consumidor.

Quanto melhor for o seu relacionamento com o cliente, mais ele indicará sua empresa para os colegas, amigos e familiares — e mais propagado será o seu diferencial competitivo!

4. Estabeleça, divulgue e viva sua proposta de valor

Se você já sabe exatamente quais são os aspectos mais valorizados por seus clientes e concorda que esses são os diferenciais de sua empresa, então está na hora de documentar sua proposta de valor e criar maneiras de divulgá-la para fornecedores, colaboradores, clientes e concorrentes.

Ao criar uma frase ou um pequeno texto que sintetize essa proposta de valor, você estará declarando para o mercado que quem quiser se relacionar com seu negócio, deverá esperar atitudes, conhecimentos e habilidades orientados por aquele diferencial. É como se sua empresa dissesse: “só me procure se você quiser uma experiência incrível pautada naquilo que sou melhor”.

Por exemplo, o Nubank declara que o objetivo de sua existência é devolver às pessoas o controle sobre sua vida financeira, por meio da tecnologia. O Uber conecta motoristas com pessoas que precisam se locomover, também usando a tecnologia. Perceba que, para ambos os casos, você poderia escolher serviços tradicionais oferecidos por bancos ou taxistas, mas a proposta das empresas as diferenciaram dos concorrentes mais comuns.

O diferencial competitivo pode ser entendido como a essência, a personalidade e a identidade de seu negócio. Ele deve ser facilmente reconhecido, interpretado e entendido por quem quer que se relacione com sua marca. Use essas 4 dicas que citamos e veja como sua empresa se distinguirá dos seus concorrentes!

Seu negócio já tem um diferencial competitivo bem claro ou você ainda tem dificuldade em criá-lo? Deixe um comentário neste texto e compartilhe sua experiência, dificuldades e opinião sobre o assunto!

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