Inovações tecnológicas

Desenvolvimento de software: confira 4 aspectos importantes!

/
3 0
desenvolvimento de software
Tempo de leitura: 4 min

Você já se perguntou qual o processo envolvido no desenvolvimento de software? Esse trabalho é complexo e engloba vários procedimentos desde o planejamento até a entrega do produto.

Neste artigo, reunimos informações sobre as etapas, os principais métodos e o ciclo de desenvolvimento de software. Quer entender melhor como funcionam esses processos? Continue conosco nesta leitura!

1. Entenda a necessidade do seu cliente

Para desenvolver um software é necessário primeiramente entender as necessidades do cliente a fim de se realizar a implementação de uma solução personalizada que atenda suas expectativas, da melhor forma possível. É somente após esta etapa de entendimento das demandas de seu cliente, que começará o planejamento.

É essencial que a realização desse primeiro momento de definição junto as partes envolvidas no projeto, seja realizada de forma presencial, trazendo mais precisão e agilidade para o processo. Além disso, é nessas reuniões que será esboçado os primeiros rascunhos das futuras funcionalidades do projeto.

2. Defina os requisitos

Após essa reunião de compreensão das necessidades, serão definidos os requisitos do software a ser criado. Podendo ser eles funcionais ou não funcionais.

Então, será feita uma lista de prioridades desses requisitos e uma análise macro deles, mostrando o que o software precisa ter e quais as suas funções. É nesse momento também, que é estimado o tempo necessário para o desenvolvimento e entrega do software, afinal, dependendo da funcionalidade, será necessário um tempo diferente para produzir.

A partir da definição feita entre cliente e empresa, será possível ter uma documentação de todos os requisitos para o desenvolvimento do software. Mas isso só será feito após saber se o projeto é viável.

3. Aplique uma metodologia de desenvolvimento

Entender como será essa metodologia do projeto é muito importante, pois é ela que deixará clara a melhor maneira do desenvolvimento do software, as pessoas que irão compor o time do projeto, datas para entregas, ferramentas utilizadas e diversos outros detalhes.

Atualmente as empresas de software utilizam as metodologias Agile ou Scrum. Ambas têm o intuito de dar mais rapidez no processo de desenvolvimento com suas etapas bem dividas e tempo para progredir em cada atividade.

  • SCRUM

Os projetos são divididos em ciclos chamados de Sprint. Nesses Sprints haverá um bloco das atividades que precisam ser realizadas. A cada novo Sprint é feita uma reunião de planejamento e a equipe seleciona aqueles que serão capazes de realizar.

Todo dia é feito uma reunião entre a equipe para saber como está o processo das atividades para aquele dia. Ao final é feita uma retrospectiva para ver o que foi implementado até surgir um novo planejamento.

  • AGILE

Também é um método ágil e tenta fazer um planejamento para desenvolvimento de software em curtos períodos. Sendo então feito de várias iterações durante a semana.

Cada uma delas seria como um projeto miniatura do software, contando com todas as tarefas necessárias para a conclusão da funcionalidade. É utilizado para os projetos auxiliando no planejamento, análise de requisitos, projeto, codificação, teste e documentação.

E depois que toda a metodologia já estiver ajustada e toda a maneira em como esse projeto será desenvolvido estiver definida no papel, é hora de iniciá-lo.

4. Realize testes

Depois de iniciar o projeto de desenvolvimento de software, é necessário testá-lo antes de entregar ao cliente. Será necessário realizar vários desses testes para saber se é isso o que o cliente espera. Fazer simulações de situações de uso reais é o melhor caminho.

O cliente deverá ter a experiência de como se ele realmente estivesse usando a aplicação criada. E isso pode ser um dos principais problemas do desenvolvimento, porque se o teste é feito somente pelo desenvolvedor, ele não terá a mesma experiência que o usuário real teria.

Dessa forma, o desenvolvimento de software tem aspectos importantes de acordo com a demanda do cliente, assim como o investimento. Ter um software personalizado é fundamental para que os negócios da empresa fluam da melhor maneira possível, até mesmo para aumentar a produtividade.

Agora que você saber como é feito o desenvolvimento dos softwares, que tal ter um software na sua empresa? Fale conosco!

Posts Relacionados
/

Você já se perguntou qual o processo envolvido no desenvolvimento de software? Esse trabalho é…

0 0
/

Você já se perguntou qual o processo envolvido no desenvolvimento de software? Esse trabalho é…

0 0
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up