Administração estratégica

4 segredos para aplicar redução de custos nas empresas

/
1 0
Tempo de leitura: 3 min

Independentemente do tipo ou tamanho da organização, a redução de custos é sem a menor sombra de dúvidas uma ótima solução para manter o negócio ativo no mercado. Isso é ainda mais verdade em tempos de crise e recessão econômica, internas ou externas. 

Mesmo que se tenha um bom controle em relação ao fluxo de caixa, é de fundamental importância se preparar para as possíveis eventualidades. Caso contrário, o volume de gastos e despesas como um todo pode colocar a sua saúde financeira em risco.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar 5 atitudes a serem tomadas no que se refere à redução de custos. A leitura é válida e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite! 

1. Conheça os custos

O primeiro passo é conhecer absolutamente todos os custos envolvidos no negócio. É isso que vai permitir a você ter uma avaliação mais precisa acerca do que é realmente necessário, o que deve ser cortado e o que pode ser substituído, por exemplo. 

Tenha em mente que a falta desse conhecimento é o que faz com que muitos gestores prejudiquem a qualidade dos serviços e/ou produtos oferecidos. Por quê? Pelo fato de que não conhecer os custos a fundo tende a levá-los a decisões equivocadas, mexendo onde não deveriam e causando problemas no que corresponde à execução das atividades.

2. Evite desperdícios

Uma vez que se conhece todos os custos, procure os desperdícios associados à rotina da empresa (operacional e administrativa) e aplique os cortes necessários o mais rapidamente possível. 

O que for supérfluo, elimine. Simples assim. Nesse sentido, é essencial envolver os colaboradores, os conscientizando de que as mudanças impostas são vitais para a saúde financeira da companhia.

Por estarem ligados à produção, é bastante provável que eles contribuam indicando em que setores e atividades os desperdícios são mais evidentes. Dependendo da situação, mostrarão soluções para o problema. 

3. Negocie preços e condições de pagamento

Será que você está conseguindo os melhores preços? Isso não significa comprar o mais barato, mas sim fazer a melhor negociação possível quanto à compra da mercadoria (ou contratação do serviço) mais adequada às suas necessidades. 

Em caso de dúvidas, converse com os seus fornecedores de modo a descobrir como conseguir as melhores condições. Pode ser que você obtenha preços mais baixos, prazos e formas de pagamento mais confortáveis ou até mesmo a soma de tudo isso. 

4. Avalie a terceirização de serviços

Uma excelente alternativa para a redução de custos é a terceirização de serviços, a estratégia ajuda a diminuir o valor dos impostos pagos (trabalhistas) e dos gastos fixos.

Entretanto, é importante deixar claro que se deve ter cuidado com a escolha dos parceiros. Busque por parcerias estratégicas e que ofereçam qualidade com o melhor custo-benefício.    

Para concluir, cabe ressaltar a importância da tecnologia para a redução de custos, especialmente tratando-se dos softwares. Ao ter bons sistemas aplicados na empresa, você conseguirá automatizar alguns processos, aumentar a produtividade e obter informações específicas e acertadas no que diz respeito às suas operações. 

Se quiser saber mais e deseja receber os nossos melhores conteúdos diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter agora mesmo! 

Posts Relacionados
/

Independentemente do tipo ou tamanho da organização, a redução de custos é sem a menor…

0 0
/

Independentemente do tipo ou tamanho da organização, a redução de custos é sem a menor…

0 0
Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up